Bebês nascidos em Mata de São João agora saem com Certidão de Nascimento e CPF da maternidade
 

A Prefeitura Municipal, o Cartório de Registro Civil e o Judiciário iniciaram oficialmente nesta terça-feira (27/11) uma parceria que vai garantir com que todas as crianças nascidas em Mata de São João possam sair do Centro de Parto Natural já registradas em cartório e com Cadastro de Pessoas Físicas – CPF.

Para o Prefeito Marcelo Oliveira essa é uma grande conquista. “O importante é a possibilidade de quando o bebê nascer sair do Centro de Parto Natural com a certidão de nascimento e CPF. Como um cidadão matense com todos os seus direitos assegurados”, declarou.

Segundo Viviane Almeida, enfermeira responsável pelo registro na Unidade de Saúde, além da comodidade para os pais, que já saem  munidos da documentação, a parceria busca erradicar o sub-registro de nascimento, que é quando a criança não recebe a certidão no primeiro ano de vida, e o registro tardio.

Para Jéssica da Silva Andrade e Luciano Silva de Jesus, pais do pequeno Aquiles Andrade de Jesus, nascido no último dia 25, o serviço de registro civil dentro da Unidade de Saúde garantiu comodidade e economia de tempo para a família. “Ir pra nossa casa já com o registro de nascimento em mãos é uma facilidade muito grande”, comentou a mãe.

A emissão da certidão de nascimento é um documento gratuito – conforme previsto no artigo 30 da lei 6.015/73 – e no Hospital Municipal Eurico Goulart de Freitas, pode ser feito antes da alta hospitalar do paciente, em uma sala localizada no Hospital. A emissão do documento é feita pela coordenadora Viviane Almeida, através de um sistema totalmente online. O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h até às 16h.