Já é tradição, e as famílias matenses já aguardam o mês de agosto chegar para celebrar uma das maiores festas culturais de Mata de São João, o Bon Odori. O Bom Odori vai ser realizado no dia 4 de agosto, a partir das 18h, na Colônia do JK – Zona Rural. O evento realizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira da Colônia do JK acontece todos os anos com o apoio da Prefeitura Municipal, através da SECULT – Secretaria de Cultura e Turismo.

A festa de simboliza gratidão pelas boas colheitas, além de celebrar as almas dos antepassados através da dança que traz movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa e o semear, ao agradecimento e o festejar.

A festa é realizada sempre em agosto, após o pôr-do-sol já que, na crença dos nipônicos, é neste momento que uma vez ao ano, os antepassados têm a oportunidade de festejar com os descendentes, que os homenageiam.  Um dos momentos mais esperados por quem sempre vai ao Bon Odori é quando começam as danças japonesas e os participantes podem interagir e dançar.

O cardápio oferecido durante o evento é especial, com comidas japonesas que atraem a cada ano muitos visitantes. Entre os pratos típicos orientais presentes na festa, estão os sashimis, sushis, pasteis, manjus, e motis. A festa além de ser um momento de homenagens, é também uma ocasião de integração e reencontro, os imigrantes japoneses aproveitam a oportunidade para se reencontrar.

Toda a comida e bebida comercializadas no local representam lucro para os imigrantes e seus descendentes que, com a ajuda de moradores locais, realizam um evento tradicional seguindo a risca, os costumes da cultura japonesa. A entrada é gratuita e o estacionamento para veículos também.