Os moradores da Praia do Forte receberam, na noite da última sexta-feira (19), uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Além de sediar o Programa Saúde da Família (PSF) da localidade, o novo equipamento possibilitará a ampliação na oferta de exames e de especialidade médicas, como Cardiologia, Odontologia, Urologia, Neurologia e Ginecologia.

Durante o discurso de inauguração, na presença de representantes da comunidade, de servidores municipais e de outras autoridades, o prefeito Marcelo Oliveira garantiu que uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma Policlínica entram em funcionamento já em abril do ano que vem.

As unidades ficarão na entrada da Praia do Forte, ao lado do Complexo Policial e em frente à nova Escola de Ensino Fundamental 2, que já começou a ser construída. Prestarão serviços de emergência, inclusive de alta complexidade, e ofertará um leque maior ainda de especialidades médicas e exames.

“Com os serviços oferecidos nesta UBS da Praia do Forte, os cidadãos do Litoral precisarão ir bem menos à Sede para cuidar da saúde. E a partir de abril do ano que vem, com a construção da UPA e da Policlínica, precisarão se deslocar muito raramente”, explica Marcelo Oliveira.

O prefeito garantiu que os recursos já estão assegurados, parte deles de emenda parlamentar do ex-prefeito e deputado Federal João Gualberto.

“São equipamentos que vão de fato mudar a vida das pessoas do Litoral. Fico muito feliz em poder deixar este legado para a nossa população”, destaca o prefeito, que encerra seu segundo mandato em dezembro do ano que vem.

UBS – O entusiasmo de moradores e de profissionais da Saúde do Município durante a inauguração da UBS da Praia do Forte, demonstravam a importância do equipamento para todos.

 

“Muito boa, bonita, bem equipada. Estão todos de parabéns”, disse Dona Euzébia Lima de Santana, de 70 anos, que visitou a unidade logo após a cerimônia de inauguração.

Médica do PSF da Praia do Forte há 16 anos, Tatiana Menezes também não escondia a felicidade de poder atender em um ambiente independente da Pronto Atendimento (PA), como era antes. “Estou muito feliz. Agora teremos a nossa unidade independente”, disse, emocionada, a médica.

“Esse era um sonho antigo, que só temos a agradecer ao prefeito Marcelo, à nossa secretária de Saúde Tatiane Rebouças, a todos os servidores das secretarias de Saúde e de Obras. Enfim, ao pessoal da limpeza, aos moradores e a todos que construíram e fizeram como que este sonho coletivo se transformasse, hoje, em realidade”, comemora Tatiana Menezes.