O prefeito Marcelo Oliveira, a Secretária de Educação Maricélia Rodrigues e a diretora Márcia Baqueiro, participaram na segunda-feira (28), do I Seminário Regional do Programa Educar Pra Valer.

Mata de São João é uma das quatro cidades da Bahia integrando o Programa Educar para Valer, que traz a experiência exitosa de Sobral, município cearense que conquistou a primeira colocação, referente à Rede Pública, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A missão do programa é prestar cooperação técnica aos municípios participantes para apoiá-los em boas práticas de gestão.

O trabalho se baseia em três eixos: fortalecimento da gestão escolar, fortalecimento do processo pedagógico e valorização do magistério. A liderança do programa é constituída por profissionais que participaram diretamente da experiência bem-sucedida do município de Sobral, que tem o melhor IDEB entre as redes municipais do Brasil. Enquanto a média nacional e 6,3, em Sobral a nota é 8,8.

Dentre as propostas do programa está a implantação de uma avaliação própria do município, o que permitirá não se basear apenas nas informações da Provinha Brasil e Ibeb para avaliar o desempenho dos estudantes.

A participação de Mata de São João no Programa faz parte do esforço que o município está fazendo para trazer as melhores práticas. O primeiro encontro com o Programa foi em 2018, em Sobral, quando a equipe de Mata de São João pode conhecer de perto a iniciativa. Nos dias 7 e 8 de fevereiro o Prefeito retorna a Sobral para o Seminário Nacional, quando assinará o temo de colaboração técnica.

Mata é um dos quatro municípios da Bahia que a Fundação Lemman vai apoiar nesse programa para trazer para Mata de São João as práticas que aconteceram em Sobral e tornaram a cidade como a melhor educação do Brasil.