O prefeito também visitou o PA Nova Aliança e cobrou celeridade nas obras para adaptação da unidade em Centro de Referência Pediátrica

Um dia dedicado a vistoria e atendimento de saúde ofertado à população de Camaçari, assim foi a blitz realizada nesta sexta-feira (23/03), pelo prefeito Elinaldo Araújo, em parte das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Uma comitiva de secretários e vereadores acompanhou o chefe do Executivo.

A primeira a ser inspecionada foi a UPA Gleba A/Gravatá, onde o fluxo de atendimento é grande. No entanto, com a mudança da enfermaria pediátrica para o PA Nova Aliança, os leitos serão destinados ao atendimento de adultos. A manutenção de algumas áreas e a necessidade de ampliação do local foi pontuada pela gerente Daniela Santana, que ouviu uma resposta positiva do prefeito, que pretende realizar com urgência obras simultâneas nas unidades de saúde, contemplando a UPA da Gleba A com ampliação de leitos. Além disso, o prefeito garantiu aumentar a equipe com mais 2 médicos. “Acredito que assim a UPA vai estar mais preparada para atender a demanda do município”, pontuou.

O PA Nova Aliança, localizado no Phoc I, onde está sendo construído o Centro de Referência Pediátrica da Bahia, também foi vistoriado. Na oportunidade, o prefeito cobrou da empresa responsável pela intervenção mais celeridade. “O que eu quero é que os prazos sejam cumpridos, pois a população não pode esperar afinal a doença não agenda dia para chegar”, disse.

Seguindo para a Costa de Camaçari, a UPA de Vila de Abrantes também passou por fiscalização. As demandas da população e estruturais da unidade foram passadas para o gestor pela enfermeira de plantão, Marize Tavares. “É de suma importante a visita pra ver as deficiências e vivenciar os problemas diários e assim resolvê-los”, disse a profissional.

Ainda no distrito, a Unidade Básica de Saúde (UBS) fez parte do roteiro, onde foi identificada a demanda reprimida do local. Investimentos na chamada ‘farmácia clínica’, que funciona a partir da orientação dos pacientes sobre o uso correto de medicamentos foi o foco da conversa entre os servidores e a comitiva. “O remédio cura, mas também adoece, por isso a importância de um trabalho educacional com a população”, destacou a farmacêutica e bioquímica responsável pelo setor, Érica Sofia. O prefeito solicitou da direção da unidade a lista de exames e profissionais que faltam para sanar o problema o quanto antes.

Mesmo tendo uma estrutura nova, a UPA de Arembepe também fez parte da blitz. No local está sendo realizado um trabalho informativo de orientação à população, sobre como buscar o atendimento certo, desafogando assim a emergência. “Pretendemos multiplicar essa iniciativa, para que possamos prestar um atendimento de melhor qualidade ao cidadão”, exaltou o secretário da Saúde, Elias Natan. Ainda na oportunidade, o prefeito Elinaldo se reuniu com os servidores efetivos para mostrar a realidade das contas da prefeitura e pedir mais empenho e dedicação dos profissionais.

Para finalizar o dia de visitas, Elinaldo pontou a importância do trabalho conjunto entre todas as unidades e a necessidade de potencializar a atenção básica. “Não podemos consertar as coisas do final para o início, temos que começar pelo atendimento básico, pois só assim vamos chegar a um serviço de saúde de excelência. Para isso realizei essa blitz com o intuito de ouvir, ter noção do que precisa para então decidir o pacote de investimentos na área”.

Estavam presentes os vereadores Gilvan, Fafá de Senhorinho e Dedel, além da secretária de Infraestrutura, Joselene Cardim, e o subsecretário da saúde, Luiz Duplat.

Fotos: Tiago Pacheco