Mata de São João deu início nesta segunda-feira (23), à campanha de imunização contra a gripe (H1N1 e Influenza). Em razão do novo Coronavírus, inicialmente, a Prefeitura adotou o método de vacinação nos domicílios, evitando que a população se aglomere nos postos de saúde, fazendo com que todos prezem pelo seu bem-estar.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande, os carros da secretaria de Saúde farão a força-tarefa com as equipes nas comunidades do município. “A vacina será efetuada nas residências, então os idosos devem aguardar em suas casas e esperar que uma equipe vá até eles. Nossa meta é imunizar 100% dos nossos idosos no período de duas semanas”, pontua Fátima.

A campanha acontece em três fases. A primeira, hoje, prioriza idosos e profissionais da área de saúde. Já na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, o público-alvo são professores, profissionais da força de segurança e salvamento e doentes crônicos.

Na última etapa de vacinação, com início previsto para o dia 9 de maio, os vacinados serão crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais.

O Ministério da Saúde informa que apesar da vacina contra a gripe não apresentar eficácia contra o Covid-19, a imunização é uma forma de auxiliar os profissionaisnda saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o novo vírus.

Em caso de dúvida, entre em contato com o Serviço de Atenção Básica do município por meio do WhatsApp: (71) 9 9617-7230.v