Tem início nesta quarta-feira (29) a Jornada Pedagógica 2020. Realizada pela Prefeitura Municipal de Mata de São João, através da Secretaria de Educação (Seduc), o evento é destinado a toda a Rede Municipal de Ensino, abrangendo todos os professores, diretores e coordenadores.

card jornada pedagógica 830x495

A Jornada Pedagógica tem por finalidade sistematizar as orientações pedagógicas para o planejamento de práticas escolares contextualizadas às especificidades e demandas dos estudantes em cada etapa, segmento e modalidade de ensino, além de organizar o planejamento do trabalho pedagógico de 2020, referenciado nas diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a Diretora Administrativa da Seduc, Márcia Baqueiro, “Mata de São João é um dos únicos municípios da Bahia que está implantando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC”. Esse é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

“Nosso lema é que nenhuma criança fique para trás. Todas as crianças desenvolvendo na idade e na série certa, com prazer e de forma lúdica e interessante para que ele possa crescer”, ressaltou Baqueiro.

Do educador nota dez para o professor 100% – O mote da Jornada Pedagógica 2020 é um bate papo “do educador nota dez para o professor 100%”. Segundo o secretário de Educação Alex Carvalho, a metodologia da Jornada será diferente. “Esse ano será um talk show de professor para professor, estamos trazendo educadores premiados de redes públicas municipais e estaduais que tenham a prática pedagógica reconhecida nacionalmente, que vão compartilhar suas experiências”, explicou.

A ideia é converter a sala de aula num espaço efetivo de construção, de aprendizagem, de prazer para as crianças, suscitando nelas a motivação e interesse. “Temos que tornar a prática do ensino-aprendizagem mais prazerosa para os alunos e para os professores”, pontuou Carvalho.

De acordo com Alex, a proposta principal é buscar no município a educação 100%. “Precisamos qualificar os nossos profissionais ainda mais. Essa busca incessante pela qualificação contínua só traz valorização do profissional, valorização do ensino e também a ampliação da qualidade do desempenho. Nessa jornada nós vamos focar nisso, em boas práticas para a educação 100%”, declarou entusiasmado.

As atividades da Jornada Pedagógica seguem nos dias 30 e 31, nas unidades escolares da rede municipal, com o planejamento das atividades escolares, destinadas aos gestores e coordenadores.