A prefeitura de Mata de São João confirmou nesta segunda-feira (4) o quarto caso positivo de Covid-19 no município. O anuncio foi feito pelo prefeito Marcelo Oliveira (PSDB) em sua live no Facebook.

“Esse quarto caso que surgiu em Mata de São João temos a suspeita que essa pessoa contraiu fora do municipio”, destacou Oliveira.
De acordo com o boletim desta segunda, dos 134 casos notificados em Mata de São João, 109 foram descartados e outros 21 casos suspeitos em monitoramento.
Marcelo Oliveira informou que os 21 casos suspeitos começarão a ser testados a partir desta terça-feira (5).
Definição de caso suspeito de coronavírus (Covid-19)

Definição 1 – Síndrome Gripal (SG)
Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Em crianças (menos de 2 anos de idade): considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico.
– Em idosos: a febre pode estar ausente. Deve-se considerar também critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

Definição 2 – Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): 
Síndrome Gripal que apresente dispneia/desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.
– Em crianças: além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.