Na manhã desta quinta-feira (21), 351 óculos de grau foram entregues a alunos da rede municipal de ensino, por meio do projeto Olhar do Futuro. Mais de oito mil estudantes passaram pela triagem e 880 foram consultados por oftalmologista na Policlínica Municipal.

A ação é uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação e tem objetivo de diagnosticar problemas de visão em crianças das escolas públicas municipais. Nesta fase da vida escolar problemas visuais podem interferir no processo de ensino-aprendizagem, por isso a importância da detecção precoce.

De acordo com o Prefeito Marcelo Oliveira, que tem problemas oftalmológicos desde criança, descobrir o problema na infância é fundamental para um melhor desenvolvimento na escola, “a dificuldade de enxergar pode ser um grande obstáculo no caminho rumo à aprendizagem e estamos cuidando para que isso não aconteça com nossos estudantes”, pontuou Oliveira.

Em setembro, no lançamento do Olhar do Futuro, 61 crianças foram beneficiadas. De acordo com o Prefeito, os idosos de baixa renda do município também serão contemplados com o projeto. “Com o passar da idade, a visão vai diminuindo e por isso, vamos ampliar para atender o pessoal da melhor idade”, concluiu.

Família presente – Pais, mães e responsáveis que estavam no momento da entrega, se mostraram felizes com a nova conquista das crianças. “Eu ainda não tinha percebido que minha filha tinha problema de vistas e fiquei contente que ela teve o atendimento com o oftalmologista e recebeu os óculos e tudo de graça”, contou Ana Cláudia Conceição, mãe de Manuela Souza, de 5 anos. “Eu estou vendo muito melhor, agora vou conseguir desenhar bem colorido”, contou Manuela, aos risos.

A secretária de Educação Maricélia Rodrigues acompanhou a entrega dos óculos e se mostrou contente com a parceria entre a Educação e a Saúde, em prol das crianças. “É muito importante que nossos meninos enxerguem bem para conseguir estudar de acordo. Temos que detectar no início, antes que eles percam o estímulo em estudar. Com os óculos, eles vão enxergar perfeitamente o conteúdo transmitido em sala de aula pela professora”, disse.