Com uma programação recheada de passeios, remada, observações e dança, o Parque Municipal Klaus Peters, na Praia do Forte, em Mata de São João, participa, no próximo domingo (21), da campanha nacional Um dia de Parque. O evento, promovido pela Coalizão Pró UCs, começa às 8h e tem como objetivo estimular visitas às Unidades de Conservação (UCs) de todo o Brasil.

O Um dia de Parque vai promover atividades em cerda de 2 mil UCs espalhadas pelo país. A mobilização foi criada no ano passado e tem como slogan “Respire! Curta! Viva! Ouça! Sinta! Veja! Inspire-se! Protrja!”.

“Para comemorar essa data tão significativa, preparamos uma programação especial para os visitantes do nosso parque, em parceria com a ECObike Tour, Albergue Praia do Forte, Portomar e Aruá Hostel”, explica o gestor do Klaus Peters, o biólogo Fábio Lima.

O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte, Parque Klaus Peters, é a primeira Unidade de Conservação de proteção integral de Mata de São João e Posto Avançado da Reserva da Biosfera da UNESCO.

A partir de sua abertura, em 2013, mais de 3 mil pessoas já foram atendidas pelo programa de Educação e Informação Ambiental do Parque, que contempla instituições de ensinos públicas e privadas.

“Visitar uma Unidade de Conservação é conectar-se com a natureza, com a história e cultura de um povo. Elas ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país”, destaca Fábio Lima. O biólogo salienta também os benefícios do ecoturismo, praticados nas UCs.

“Além da saúde, o ecoturismo colabora com a economia e, especialmente, ajuda a criar uma ligação entre o visitante e a natureza, ampliando a conscientização para a necessidade de proteção das áreas e criação de novas UCs”, diz.

Segundo o biólogo, atualmente somente cerca de 13% da população vive próxima a áreas verdes. “Hoje, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBOPE a pedido do WWF-Brasil, 91% dos brasileiros desejam ter mais contato com a natureza e 82% valorizam locais que tenham paisagens naturais, quando vão viajar.

Programação

8h – Aula de Zumba (professor Newton)

        Passeio de canoa (Portomar)

9h – Oficina de pedal (ECObike Tour)

15h30 – Observação de pássaros (Aruá Hostel)

16h – Passeio ciclístico (ECObike Tour)