Ação disponibiliza 240 senhas para diagnosticar o câncer de próstata  — Foto: Divulgação

Ação disponibiliza 240 senhas para diagnosticar o câncer de próstata — Foto: Divulgação

 

Ao menos 240 senhas serão distribuídas no próximo sábado (10) para a realização de consultas e exames de sangue (PSA) e digital da próstata (toque retal), no Ambulatório Médico Eurípedes Barsanulfo, na sede da Fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã, em Salvador. O objetivo é diagnosticar precocemente o câncer de próstata.

Homens a partir de 45 anos interessados em participar da ação devem ir até o local no sábado, levando carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) expedido em Salvador. Segundo os organizadores, o atendimento será realizado por ordem de chegada e até o limite máximo de senhas.

É importante que os interessados estejam em jejum mínimo de duas horas e há, pelo menos, dois dias sem praticar relação sexual.

 

Hospital Municipal de Salvador

 

Ao menos 500 vagas para exames de ultrassonografia para diagnosticar o câncer de próstata e 150 consultas com urologistas serão oferecidas a homens a partir de 45 anos de idade até o dia 30 de novembro, no Hospital Municipal de Salvador, localizado no bairro de Cajazeiras.

Os homens interessados em uma das vagas devem solicitar o agendamento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde mora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para agendar, é necessário levar RG, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

Hospital Santa Izabel

 

Em campanha do Novembro Azul, o Hospital Santa Izabel, em Salvador, distribui 100 fichas de atendimento, nesta quinta-feira (8), para agendamento de consultas e exames, que serão realizadas no Ambulatório Silva Lima, localizado no Hospital Santa Izabel (HSI).

Os serviços estarão disponíveis para homens a partir de 45 anos. Os interessados devem comparecer ao local levando RG, comprovante de residência e cartão nacional do SUS. A distribuição de senhas acontece das 8h às 17h no Ambulatório Silva Lima (acesso pela Ladeira do Hospital, portaria 5).

 

 

Shopping Piedade

 

Palestras, exame de glicemia capilar e outros serviços gratuitos começaram a ser oferecidos na última quarta-feira (7), no piso L4 do Shopping Piedade, em Salvador. A ação, vai até sexta-feira (9) e faz parte de uma campanha pelo Novembro Azul.

No local, os homens também poderão aferir a pressão arterial, ter orientação nutricional, realizar identificação de tipagem sanguínea, fator RH e calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Haverá ainda serviços de barbearia (barba, cabelo e bigode).

Os interessados não precisam realizar agendamento prévio e nem levar nenhum documento específico. Basta chegar e solicitar o atendimento.

 

Confira a programação do evento:

 

Quinta-feira (8/11)

 

  • 9h às 17h – Glicemia Capilar – Clínica Seta
  • 9h às 17h – Aferição de Pressão Arterial – Clínica Seta
  • 9h às 17h – Massoterapia – Projeta Cursos
  • 9h às 17h – Barba e Cabelo – Projeta Cursos

 

Sexta-feira – (9/11)

 

  • 9h às 17h – Orientação Nutricional, Aferição de Pressão Arterial e Glicemia – São Judas Tadeu
  • 9h às 17h – Massoterapia – Projeta Cursos
  • 9h às 17h – Identificação de tipagem sanguínea, fator RH, cálculo de Índice de Massa Corporal, Glicemia Capilar, Aferição de Pressão Arterial, Orientações sobre câncer de próstata – UNIFACS
  • 10h às 16h – Mutirão barba, cabelo e bigode – JB Barbeiro