O quadro “Falando Sério” da Revista Metropolitana chegou na sua reta final, nesta sexta-feira (30). Na última live da série, a jornalista Jany Silva entrevistou o vereador de Mata de São João, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Alexandre Rossi, candidato à reeleição.

Neto de imigrantes italianos, Alexandre Rossi começou a trabalhar muito cedo. Aos 13 anos, já atuava na fábrica de macarrão da família, em Salvador. Formado em Administração Pública pela UFBA, também já passou pelo colégio militar, foi presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia, onde atuou por 10 anos, exerce seu terceiro mandato como vereador em Mata e tenta, agora, o quarto. Já foi presidente da Câmara e ainda secretário municipal de Cultura e Turismo, função que teve que deixar para se candidatar novamente.

“Quero continuar na Câmara de Mata para tentar concluir projetos que iniciei e que estão em fase de implantação. Luto há anos pela criação do Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) que, por questões burocráticas, ainda não foi finalizada. O equipamento público irá revolucionar a entrada de Imbassaí”, explicou.

A jornalista Jany Silva quis saber quais projetos dele mereciam destaque. O candidato citou o “Carbono Zero”, que determina aos produtores que realizam eventos em Mata de São João plantar mudas nativas no município. “A iniciativa gera recursos para a cidade através da agricultura familiar. Artistas como Gilberto Gil e Durval Lélis estão entre os que já plantaram mudas em Mata”, citou.

Alexandre Rossi ainda comentou que, apesar de ter uma vasta experiência no turismo, este mesmo segmento permeia mais de 50 outros setores que estão interligados. E concluiu: “muita coisa já fiz, mas ainda posso apresentar muitos projetos para a melhoria de Mata de São João”.

Nas lives, Jany Silva fez as mesmas perguntas a todos os candidatos, obedecendo ao princípio da isonomia. Para assistir as entrevistas na íntegra, o Revista Metropolitana disponibilizou as lives no YouTube (aqui) e Facebook do programa (neste link).

Ao finalizar, a jornalista Jany Silva, idealizadora do quadro, agradeceu a participação de todos os candidatos e internautas que interagiram durante as lives. “Desejo que os candidatos continuem realizando uma campanha limpa, honesta e sem promessas infundadas. Que todos obedeçam às regras da justiça eleitoral e dos órgãos de saúde, por causa da pandemia”, disse.

No total, foram 19 lives, a primeira com o Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA), Jaime Barreiros que, na ocasião, orientou como a imprensa e os candidatos deveriam proceder neste período eleitoral; e as demais entrevistas com 18 candidatos, sendo 11 de Mata de São João e 07 de Camaçari. As lives ocorreram durante os meses de setembro e outubro.

“O objetivo do quadro foi justamente fazer com que o leitor pudesse conhecer melhor o perfil dos candidatos às eleições deste ano. Uma oportunidade que criamos para ouvir políticos de diversos partidos”, acrescentou a jornalista.

“Parabéns pela iniciativa, é o Programa Revista Metropolitana dando grande contribuição para a democracia”, ressaltou Jaime Barreiros, do T.R.E.

 

Por Fernanda Melo