Segunda, 25 de Outubro de 2021
(71) 99921-1917
Geral Trabalhador

MPT-BA abre inquérito para investigar morte de trabalhador na Codeba, em Salvador

Este é o 9º caso fatal neste ano.

07/10/2021 16h18
Por: Redação Fonte: Bahia Noticias
MPT-BA abre inquérito para investigar morte de trabalhador na Codeba, em Salvador

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) vai apurar a responsabilidades trabalhistas pelo acidente que deixou um trabalhador morto após ter sido esmagado por uma empilhadeira, por volta das 23h30 desta quarta-feira (6). Segundo o órgão, este é o 9º caso fatal neste ano.

O MPT-BA já  instaurou, em 2021, 41 inquéritos para apurar responsabilidades por acidentes de trabalho. O caso desta vez aconteceu dentro das instalações da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que fica no Porto de Salvador, e o serviço foi suspenso nesta quinta-feira (7), para investigação policial.

Segundo informações preliminares da Polícia Civil, a vítima, que era terceirizada, foi identificada como Florisvaldo Ramos dos Santos. Ele era natural da cidade de Amélia Rodrigues, a cerca de 100 km de Salvador. A idade dele ainda não foi divulgada, mas outros trabalhadores informaram que ele trabalhava no local havia mais de 30 anos, como operador de catraca e era considerado experiente no ramo.

“Eu só sei dizer que foi um atropelo de empilhadeira, como qualquer atropelo de pedestre. A empilhadeira pegou ele. É um equipamento muito grande e pesado, não tinha condições do operador ver ele. Eu estava dentro de um caminhão, vi o tumulto e quando cheguei perto, já tinha acontecido. Ninguém fez nada depois desse horário e continua suspenso. Ninguém sabe a hora que volta a trabalhar”, detalhou um homem identificado apenas como Antônio que também trabalhava no porto.

A Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA) também foi acionada para realizar estudo que determine as causas do acidente e eventuais descumprimentos de normas de saúde e segurança do trabalho. Essa peça será elemento fundamental para o inquérito do MPT.

O MPT vai reunir informações que identifiquem os responsáveis pela obra e as circunstâncias que levaram ao acidente. Eventuais falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho que tenham levado ao acidente serão investigadas para que os responsáveis respondam. O caso foi distribuído para a procuradora Rosineide Moura. Nos próximos dias, deverão ser encaminhados ofícios aos órgãos de fiscalização, como Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e principalmente Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA).

Pelo menos 29 denúncias envolvendo o tema acidentes de trabalho foram apresentadas ao MPT este ano. O número de inquéritos abertos pelo órgão na Bahia para apurar acidentes de trabalho já chega a 41 no ano de 2021. Desses, pelo menos nove foram fatais. Neste ano, o MPT já deu entrada junto à Justiça do Trabalho em dez ações civis públicas referentes a acidentes de trabalho. Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, disponível em smartlabbr.org, apontam que em 2020, foram notificados 12,1 mil acidentes de trabalho na Bahia, com 77 notificações de óbitos confirmadas. O destaque negativo foi para Salvador, que representou 35% dos acidentes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Mata de São João - BA
Atualizado às 03h16 - Fonte: Climatempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 31°

24° Sensação
7.5 km/h Vento
91.5% Umidade do ar
90% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol e Chuva
Quarta (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol e Chuva