Segunda, 25 de Outubro de 2021
(71) 99921-1917
Geral Distribuição

Após veto de Bolsonaro, Bahia anuncia distribuição de absorventes para estudantes

Oferta dos itens de higiene serão feitas a partir de novembro para pessoas em situação de pobreza da rede estadual de ensino

13/10/2021 15h33
Por: Redação Fonte: Metro1
Após veto de Bolsonaro, Bahia anuncia distribuição de absorventes para estudantes

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou, nesta quarta-feira (14), a distribuição de absorventes descartáveis para os estudantes da rede estadual em situação de pobreza ou extrema pobreza que menstruam. De acordo com o dirigente, a oferta dos itens de higiene serão feitas a partir de novembro deste ano.

“Já licitamos e vamos oferecer, a partir de novembro, um kit de absorventes descartáveis para nossas alunas. Não queremos que as meninas faltem a escola pela ausência de um elemento básico de higiene pessoal”, escreveu Rui nas suas redes sociais.

A autorização na Bahia ocorre após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetar, na última quinta-feira (7), a disponibilização de absorventes para estudantes de baixa renda de escolas públicas e mulheres em situação de rua ou de extrema vulnerabilidade. A decisão utilizou o argumento de que o texto do projeto não estabelecia fonte de custeio para a distribuição.

O projeto do estado é da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-Ba). Ele prevê a distribuição de dez absorventes mensais para cerca de 206 mil estudantes da rede pública de ensino estadual. Poderão receber o material todas as mulheres, homens trans e pessoas não binárias em situação de pobreza ou extrema pobreza, entre 11 e 45 anos de idade.

Com a iniciativa, a Bahia se junta a outros 12 estados e o Distrito Federal, que criaram políticas voltadas pra a distribuição do item de higiene pessoal este ano no Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.