Segunda, 06 de Dezembro de 2021
(71) 99921-1917
Geral Racismo

Pais de alunos assinam carta de repúdio contra ataques racistas no colégio Portinari

Menina negra e moradora da periferia foi atacada por um colega da mesma idade

19/11/2021 07h27
Por: Redação Fonte: Metro1
Pais de alunos assinam carta de repúdio contra ataques racistas no colégio Portinari

Após o caso de ataques racistas contra uma adolescente negra de 14 anos por colegas de sala em mensagens no grupo de estudantes do Colégio Cândido Portinari, de Salvador, os pais dos alunos do 8o ano B, turma que participa do grupo, divulgaram nesta quinta-feira (18) uma carta conjunta de repúdio contra os atos e em solidariedade a aluna e pais vítimas.

Na carta, os pais exigem que o colégio e eventualmente o poder público tomem "rapidamente as medidas cabíveis". "Para que nossos filhos possam continuar a estudar em um contexto de paz e inclusão propício a uma formação de qualidade e humanística", continuam.

Eles ainda afirmam que o fato lamentável "é uma oportunidade para abrir e aprofundar um debate geral para conscientizar os jovens sobre esses problemas que assolam nossa sociedade e para que todos, sem discriminação alguma, possam viver em um mundo justo, unido e pacífico."

Confira a nota na íntegra:

Carta de repúdio contra atos racistas e de solidariedade com aluna e pais vítimas

Nós, pais e responsáveis dos alunos do 8o ano B do Colégio Cândido Portinari, soubemos hoje, com grande tristeza e revolta, de ataques gravíssimos de cunho racista, através das redes sociais, cometidos na última sexta-feira por um aluno (ou um grupo?) de uma turma contra uma outra aluna.

Enquanto aguardamos a averiguação dos fatos pelas autoridades competentes, desejamos repudiar firmemente qualquer ato de exclusão e ódio que possa afetar um aluno, funcionário ou professor do Colégio Cândido Portinari. É preciso lembrar que escolhemos este Colégio pelo seu projeto pedagógico e, principalmente, pelos valores de tolerância e inclusão que a equipe gestora e seus professores preconizam.

Desejamos também expressar nossa plena e sincera solidariedade para com a vítima e sua família. Queremos salientar que nossas crianças recebem cotidianamente um tratamento excepcional de todos os funcionários que trabalham no colégio e não permitiremos que ninguém os desrespeite e viole a dignidade deles e de seus próprios filhos.

Exigimos que o colégio e eventualmente o poder público tomem rapidamente as medidas cabíveis para que nossos filhos possam continuar a estudar em um contexto de paz e inclusão propício a uma formação de qualidade e humanística. É claro que este fato lamentável é uma oportunidade para abrir e aprofundar um debate geral para conscientizar os jovens sobre esses problemas que assolam nossa sociedade e para que todos, sem discriminação alguma, possam viver em um mundo justo, unido e pacífico.

Salvador - BA, 18 de novembro de 2021.

Em resposta ao caso, o Colégio Cândido Portinari, informou ao Metro1 que "aplicará medidas disciplinares aos alunos que participaram deste ato".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Mata de São João - BA
Atualizado às 21h03 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
14.3 km/h Vento
75.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (07/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol e Chuva
Quarta (08/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol e Chuva