Terça, 18 de Janeiro de 2022
(71) 99921-1917
Geral Missa

Prefeito Elinaldo participa da Santa Missa Solene em honra a São Thomaz de Cantuária

Realizada no formato de Missa Campal, na estrutura armada em frente a Catedral de São Thomaz de Cantuária

08/01/2022 10h02
Por: Redação Fonte: Dicom Pmc
Prefeito Elinaldo participa da Santa Missa Solene em honra a São Thomaz de Cantuária

Fé é a palavra que traduz o sentimento dos católicos camaçarienses neste 7 de janeiro, dia em que se  exalta a devoção em São Thomaz de Cantuária, padroeiro da cidade. E foi com esse sentimento, que o prefeito Elinaldo Araújo, acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula, e do vice-prefeito, José Tude, participou da tradicional Santa Missa Solene presidida pelo administrador apostólico da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. 

Realizada no formato de Missa Campal, na estrutura armada em frente a Catedral de São Thomaz de Cantuária, localizada na Praça Desembargador Montenegro, a celebração eucarística é o ponto alto das comemorações e um dos momentos mais esperados pelos devotos.

Emocionado, o prefeito Elinaldo falou de como é gratificante iniciar o ano participando de uma festa tão importante para Camaçari e poder agradecer a Deus pelas conquistas e pedir forças para lutar e dar continuidade aos trabalhos que são feitos com o coração para a população. “Hoje acontece uma das festas mais tradicionais da nossa cidade, que demonstra renovação de fé, de esperança e que nos faz acreditar em dias melhores e que eu faço questão de estar presente. Aproveito para pedir que 2022 seja coroado de bênçãos e que sejamos sempre protegidos por São Thomaz de Cantuária”, ressaltou o gestor municipal.

A celebração deste ano, que teve como tema central o versículo “Pois todos sois um só em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26), teve um tom especial, pois marcou a despedida de Dom João Carlos Petrini, primeiro bispo a assumir o posto, após Camaçari virar uma Diocese da Igreja Católica, em 2010.

Durante a homilia, ele falou da satisfação em ter ficado à frente da diocese por esse período. “Eu fui muito feliz enquanto estive bispo da Diocese de Camaçari. O povo cristão dessa diocese muito me orgulha, pois preservam as tradições religiosas. A cada ano, nesta data, as pessoas saem às ruas movidas pelo amor, pela fé e pela devoção a São Thomaz de Cantuária para afirmar a religiosidade de cada um. Externam e materializam seus sentimentos com fervor. Isso é muito importante e bonito de se ver”, declarou. 

Durante a pregação ele aproveitou ainda para anunciar que no dia 19 de fevereiro será a festa de sagração de Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, novo bispo da Diocese de Camaçari. A posse será no Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes. 

Antecedendo à Santa Missa Solene, ainda na tarde desta sexta-feira (7/1), como parte da programação festiva, aconteceu uma carreata que teve saída da Paróquia Santa Luzia, na Gleba C. O ato ocorreu em substituição à tradicional procissão que percorre diversas ruas da cidade por orientações da Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), em virtude do momento epidemiológico que vive o município, decorrente do surto da Influenza H3N2, da variante Ômicron da Covid-19 e do surgimento do primeiro caso de dupla infecção simultânea por gripe e coronavírus (flurona).

No período da manhã, a programação teve início às 5h, com alvorada de fogos, seguido de Ofício de São Thomaz, às 6h, além das Santas Missas, uma às 7h, pelas vítimas da Covid-19 e devotos falecidos, e a outra às 9h, ambas na Catedral São Thomaz de Cantuária.

Todas as demais celebrações dedicadas ao santo neste dia foram acompanhadas por muitos fiéis. Além dos devotos do município, outros, que fazem parte da Diocese de Camaçari, das cidades de Candeias, Dias d’Ávila, Madre de Deus, Simões Filho, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Terra Nova também aproveitaram para agradecer as conquistas alcançadas no ano anterior, bem como para pedir mais saúde, paz e proteção.  

As homenagens ao padroeiro da cidade aconteceram com apoio da Prefeitura de Camaçari e contou também com a presença de demais autoridades dos poderes Executivo e Legislativo municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.