Terça, 18 de Janeiro de 2022
(71) 99921-1917
Geral Fila Zero

Sesau Fila Zero é iniciado para zerar fila de espera com mais de 90 mil procedimentos

A ação tem previsão de durar seis a oito meses

10/01/2022 12h30
Por: Redação Fonte: Dicom Pmc
Sesau Fila Zero é iniciado para zerar fila de espera com mais de 90 mil procedimentos

Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde, a ação Sesau Fila Zero deu o pontapé inicial nesta segunda-feira (10) com a meta de zerar a fila de espera de exames, consultas e cirurgias eletivas do período de setembro de 2019 a agosto de 2021. Ao todo são quase 95 mil procedimento em fila de espera nesse período. A ação, que tem previsão de durar seis a oito meses, atenderá diariamente, de segunda à sábado, 350 pessoas, sendo 250 para consultas e exames e 100 para cirurgias.

Secretário de Saúde, Elias Natan explica a ação. “Todas as pessoas que serão atendidas no Sesau Fila Zero foram e estão sendo agendadas nas unidades de saúde após passarem pela consulta de validação que iniciamos em outubro nas unidades de saúde. Nossa equipe tem ligado para os usuários da fila de espera para passarem por essa consulta, que tem o objetivo de verificar se a pessoa ainda tem a necessidade de realizar o exame, a consulta ou a cirurgia, e após isso agendar o dia que o usuário será atendido no Fila Zero”, detalha o secretário.

Prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo destaca a importância da ação. “A previsão inicial é de um investimento de R$ 10 milhões. Se necessário for, iremos ampliar a ação além do período previsto. Só iremos parar quando zerarmos a fila de espera. Camaçari tem saído na frente em muitas ações na saúde. No enfrentamento a pandemia saímos na frente com os leitos de UTI e leitos clínicos. Além da ampliação do atendimento nas unidades de saúde para pacientes sintomáticos. Depois saímos na frente com o Centro de Vacinação. E agora, estamos saindo na frente de novo para zerar essa fila de espera que se agravou durante a pandemia da COVID-19”, destaca. 

Para saber se está habilitado para ser atendido no Sesau Fila Zero o usuário, que entrou na fila de espera no período de setembro de 2019 a agosto de 2021, deve ir até a unidade de saúde de seu bairro ou ligar para o call center 156. “Todas as unidades de saúde têm a relação nominal das pessoas. O mesmo no call center. Aqui no Sesau Fila Zero só estamos atendendo as pessoas que já passaram pela consulta de validação na unidade de saúde”, explica Elba Brito, diretora de Controle e Avaliação do SUS.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pauto Costa acompanhou o início do Sesau Fila Zero de perto. "Estou muito feliz em ver essa ação sendo iniciada. Nós do conselho temos batido nessa tecla da fila de espera por muito tempo. Parabenizo, em nome do conselho, o secretário Elias Natan e o prefeito Elinaldo pela coragem em encarar esse problema de frente e trabalhar para resolvê-lo".

Junto com o Sesau Fila Zero começou também o recadastramento do cartão SUS municipal para o cartão Viva + Saúde. O objetivo é recadastrar todos os usuários do sistema de saúde municipal e acabar com a invasão de pacientes de outros municípios que fazem uso dos recursos investidos na saúde do município.  Atualmente Camaçari tem pouco mais de 330 mil habitantes e mais de 600 mil cartões SUS. 

Inicialmente serão recadastrados todos os usuários agendados que serão atendidos no Sesau Fila Zero a partir de segunda-feira. A partir de fevereiro o recadastramento será aberto para todos os munícipes nas unidades de saúde conforme estratégia de atendimento que será divulgada posteriormente. 

Para realizar o recadastramento no cartão SUS é necessário que o usuário apresente os seguintes documentos: documento de identificação com foto, Cartão SUS atual e comprovante de residência. 

São válidas como comprovante de residência os seguintes documentos conforme portaria municipal 51/2018: 

- contas de consumo: agua, energia elétrica, gás canalizado, operadora de internet ou telefone fixo, expedidas no prazo máxima de noventa dias; 

- correspondência ou documento expedido par órgãos oficiais das esferas Municipal, Estadual ou Federal, com data de emissão de no máximo noventa dias; 

- correspondência de instituição Bancaria Publica ou Privada, ou ainda de administradora de todos os cartões de credito, faturas de planos de saúde, TVs a cabo, redes de supermercados, rede de lojas e boleto de condomínios cuja identificação (nome e endereço do titular) esteja impressa na própria fatura ou correspondência, com data de expedição de no máxima noventa dias. 

- contrato de aluguel ou declaração do proprietário, com firma do proprietário do imóvel reconhecida em cartório, acompanhado de um dos comprovantes de conta de agua, gás, energia elétrica ou telefone em nome do proprietário do imóvel.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.