Terça, 11 de Maio de 2021
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Uso de máscara e ventilação reduzem riscos de transmissão em classe

Pesquisa feito pelo MIT, no Estados Unidos, mostra que volta às aulas é possível respeitando regras que diminuem chances de infecção

16/04/2021 10h15
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Por: Redação Fonte: R7
Aulas foram retomadas no Estado de São Paulo - (Foto: Rogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo - 15.4.2021)
Aulas foram retomadas no Estado de São Paulo - (Foto: Rogério Galasse/Futura Press/Estadão Conteúdo - 15.4.2021)

Estudo feito por dois professores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), nos Estados Unidos, mostra que é possível a volta às aulas com segurança, desde que sejam respeitados fatores importantes, como distanciamento de dois metros entre os alunos; número de pessoas em sala de aula; uso de máscaras; ventilação das classes aulas, para ajudar na dispersão de gotículas de ar; e tempo limitado dentro do ambiente.

Os pesquisadores levaram em consideração que um dos principais fator de transmissão da covid-19 é o contato das pessoas com minúsculas gotículas transportadoras do SARS-CoV-2 emitidas pelo ar, soltadas por pessoas enquanto falam, tossem, espirram, cantam ou comem.
De acordo com a pesquisa, em uma sala de aula típica dos Estados Unidos de 19 alunos e um professor, todos sem máscaras e em silêncio total, é possível ficar sem ser infectado 1,2 hora, com ventilação natural de janelas e portas, e 7,2 horas, com ventilação mecânica.

Já, se todas as pessoas da classe estivessem usando máscaras, mesmo que fossem a de tecido, o tempo de segurança sobe para 8h, com ventilação natural, e 80h, com ventilação mecânico.

A conclusão dos professores do MIT foi: assumindo seis horas de tempo dentro das classes por dia, em um grupo escolar as transmissões seriam raras com uso de máscaras e ventilação adequada.

Isso com todos os alunos quietos, o que é bem difícil no dia a dia das escolas. Outra dificuldade enfrentada no Brasil é a quantidade de alunos, que chegam a até 40 por classe.

Os pesquisadores desenvolveram um sistema que as pessoas podem usar, colocando dados do ambiente, ventilação para descobrir qual é o tempo de segurança do ambiente.

O estudo oferece uma diretriz detalhada com base em cálculos para formuladores de políticas, empresas, escolas e indivíduos que tentam avaliar seus próprios riscos. O resultado da pesquisa vai ser publicado na edição de abril do PNAS, publicação oficial Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

“Quando você olha para esta diretriz para limitar o tempo de exposição cumulativa, ela considera todos os parâmetros que você acha que deveriam estar lá - o número de pessoas, o tempo gasto no espaço, o volume do espaço, a taxa de ar-condicionado e assim por diante. Todas essas coisas são meio intuitivas, mas é bom vê-las aparecer em uma única equação", explicou John WM Bush, um dos professores responsáveis pelo estudo.

O site também é aberto para qualquer pessoal e foi habilitado também em português. Os poderão usar para saber a segurança dos ambientes escolares. Clique aqui e veja como funciona.  

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