Mata de São João está entre as cinco cidades baianas classificadas na categoria A, no Mapa do Turismo Brasileiro de 2022. Com localidades como Praia do Forte, Imbassaí e Santo Antônio, o município é famoso pela diversidade de oferta de praias, rios, matas e lagoas.
O Litoral matense também conta com um conjunto de parques ambientais e equipamentos de visitação com atrativos ambientais e culturais, a exemplo dos projetos Tamar e Baleia Jubarte e do Castelo Garcia D´Ávila. Sem falar na infraestrutura hoteleira e de restaurantes, bares e afins.
O Mapa do Turismo Brasileiro 2022 foi divulgado na semana passada. O instrumento de gestão está no âmbito do programa de regionalização do Ministério de Turismo e reúne todos os municípios, das 13 regiões turísticas cadastradas no programa.
Investimentos municipais – "Para nos mantermos entre os destinos mais atrativos, diversificados e seguros do país, a gestão pública municipal tem trabalhado muito", explica o secretário de Turismo de Mata de São João Alexandre Rossi. Além de Mata, apenas Salvador, Cairu, Ilhéus e Porto Seguro estão na categoria A do Mapa.
"Aqui provemos um desenvolvimento ordenado e sustentável. Mantemos o equilíbrio ambiental e fiscalizamos e organizamos o desenvolvimento urbano e as atividades comerciais e de serviços", pontua Rossi. A Prefeitura também tem investido em infraestrutura e qualificação, para atrair empreendedores e consequentemente gerar mais empregos, renda e oportunidades.
"O Município também está realizando um conjunto de obras que facilita a vida de quem visita e de quem mora. São intervenções de pavimentação, de reforma, de paisagismo e de instalação de novos equipamentos", destaca o secretário. "Visando o bem-estar da população local, o nosso município também tem investido em construção e reforma de escolas, praças esportivas, ciclovias e unidades de saúde, em diversas comunidades do Litoral".
Norte para decisões - O Programa de regionalização do Mapa do Turismo Brasileiro é de fundamental importância, pois a inserção do município contribui na tomada de decisões, que norteia as definições de políticas públicas, desenvolvimento regional e estruturação dos destinos turísticos.
Mín. 20° Máx. 36°