Sábado, 21 de Maio de 2022
(71) 98327-6207
Geral Horto

PPAC realiza 2º encontro do grupo de trabalho no Horto Florestal

Na oportunidade, foram tratadas pautas como Escuta Especializada, formação, entrega de certificados e a realização do Fórum Regional

25/04/2022 14h51
Por: Redação Fonte: Dicom PMC
PPAC realiza 2º encontro do grupo de trabalho no Horto Florestal

Para dar sequência ao cronograma de ações da 7ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), o Grupo de Trabalho Coordenador (GTC) esteve reunido na manhã desta segunda-feira (25/4), no Pavilhão Infantil do Horto Florestal Linaldo Silva. Na oportunidade, foram tratadas pautas como Escuta Especializada, formação, entrega de certificados e a realização do Fórum Regional para Fortalecimento dos Conselhos.

A coordenadora do GTC-PPAC, Janete Ferreira, falou sobre a formação que acontece para os funcionários do Horto Florestal Linaldo Silva. “Tratamos sobre a escuta protegida, como fazer abordagem, informando como funciona o fluxo na cidade, tirando dúvidas, fazendo questionamentos e traduzindo a lei 3.432/2017 e o decreto 9.603/2018. A ideia é que todos tenham ciência, porque aqui é um local onde transita muitas pessoas, crianças, adolescentes e tem até o Horto Kids, que é um projeto da Sedur [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente]. Há uma grande preocupação de saber como está acontecendo isso”. 

Servidora da administração do Horto Florestal, Adma Oliveira, destacou a importância dessas formações. “É interessante porque a gente trabalha com muita criança, adolescente, mais no fim de semana. Esse treinamento é bom porque já dá um norte e a gente já fica atentado para as coisas”. Ela ainda destacou que esse tema já é uma preocupação da gestão do espaço, que está promovendo ações com os órgãos da rede de proteção.

Durante o evento foram entregues para seis pessoas os Certificados da Formação Childhood – Escuta Especializada. A ação ainda contou com: a palestra Desenvolvimento Moral, Cultura de Paz e Convivência Escolar: um olhar dentro da pandemia da Covid-19, com a Dra Tiara Silva; a apresentação da equipe formadora da escuta especializada e de calendário de formação; a palestra, Os desafios emocionais dos cuidadores das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas da violência, com Dra Glória Coppieters; e oficinas entre municípios e a construção do Fórum Regional para Fortalecimento dos Conselhos. 

O secretário de Relações Institucionais, José Matos, falou sobre o momento. “é muito importante, pois representa a integração de Camaçari com outros. O prefeito Elinaldo, com a sua sensibilidade, nos pede para intensificar as ações sobre o PPAC, para discutir todas as ações para implantação do Centro Integrado da Criança e do Adolescente”, afirmou ao lembrar que o município pretende ser o primeiro da região a ter o órgão.

Além dos membros do GTC, foram convidados do encontro, representantes de conselhos municipais de direito, e de demais órgãos que atuam na causa das cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Dias d’Ávila, Candeias, Mata de São João, Simões Filho, Itanagra, Madre de Deus, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé. A titular da Sedur, Andréa Montenegro, também esteve presente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.