Sábado, 21 de Maio de 2022
(71) 98327-6207
Geral Cultural

Equipe da Fundação Cultural do Estado da Bahia faz visita técnica a Mata de São João

O convite foi efetuado pela Fundação Cultural de Mata de São João, que busca formatar parcerias para a implementação de vários projetos no município na área da cultura.

10/05/2022 09h41 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Ascom
Equipe da Fundação Cultural do Estado da Bahia faz visita técnica a Mata de São João

Mata de São João recebeu na última quinta-feira (28/04), a visita de uma equipe da Fundação Cultural do Estado da Bahia. O convite foi efetuado pela Fundação Cultural de Mata de São João, que busca formatar parcerias para a implementação de vários projetos no município na área da cultura.

O motivo da visita da equipe da Funceb, de acordo com a Diretora geral Renata Dias, está diretamente ligada a importância cultural de  Mata de São João. De acordo com a gestora, o município é muito instigante numa perspectiva cultural, porque está localizado na Região Metropolitana de Salvador mas agrega, e assimila aspectos culturais que tem relação com a metrópole e para além dela.

    "A gente vê muitas incidências por exemplo de uma cultura que se parece com a cultura do recôncavo no sentido das culturas populares né? das manifestações populares, identificamos aqui a dimensão da filarmônica com uma presença muito forte, as expressões de dança, a quadrilha, então é um município que pulsa culturalmente, artisticamente e só por esse motivo já valeria à pena a nossa visita" Disse Renata.

A diretora ainda comentou que a visita, estava pautada na prospecção de parcerias no campo da formação artística, já que a Fundação Cultural do Estado da Bahia tem um centro de artes que fomenta a formação no estado.

    "Hoje especificamente a gente veio com o olhar muito voltado pra música e pra dança, porque soubemos aqui que são potencialidades destacadas aqui em Mata de São João, a Fundação Cultural do Estado da Bahia tem por sua vez metodologias de ensino da música e da dança também já bastante testadas e articuladas com a visibilidade do popular nesse processo, então acho que a gente tem muitas coisas pra trocar, acho que a atuação da Fundação Cultural de Mata de São João tem também se mostrado uma atuação capaz de articular com a população de uma maneira muito densa e capilarizada para além dos limites do próprio município, isso pra gente também é muito importante".

Ainda segundo a diretora da Funceb, o maior entrave para a realização das parcerias culturais, é a pesada burocracia, já que tanto o ente cultural como o estado, devem estar alinhados com o que pauta a legislação brasileira para que não hajam problemas futuros, por causa da inobservância do que diz a lei. 

Perguntada sobre a questão dos impedimentos previsto na lei eleitoral, já que 2022 é um ano de eleições, Renata afirmou que: "especificamente do período eleitoral não, é que a gente tá proibido de fazer, qualquer ente político durante o período eleitoral é utilizar obviamente as deliberações administrativas pra fins eleitoreiros, então a gente vai poder inaugurar, trazer presenças de pessoas em campanhas para atos públicos, mas numa perspectiva de tramitação".

Esteve também na pauta do encontro, o retorno das atividades da Fundação Cultural de Mata de São João, ao espaço de um Colégio Estadual que foi cedido ao município, para o funcionamento de uma escola de nível fundamental. Segundo Renata Dias, o Governo do Estado da Bahia tem solicitado da prefeitura de Mata de São João,  a devolução do espaço. No momento em que a ação for concretizada, a Funceb juntamente com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e a Secretaria de Direitos Humanos Justiça e Cidadania,  retomaram o diálogo com a Fundação Cultural de Mata de São João, para o estabelecimento de um plano de revitalização do espaço.

    "Aquele é equipamento central, robusto, importante para ser apropriado pela comunidade cultural né, já que a demanda existe, certamente já houve pelos autos uma sinalização do estado, uma favorabilidade do estado para assimilar os projetos que a Fundação Cultural de Mata de São João tem para o equipamento. Então a gente está aqui para azeitar, olhar, validar obviamente a iniciativa porque para o estado também é importante reconhecer se o ente local tem robustez para fazer a gestão da política como ela deve ser feita"

E Renata continuou afirmando que: "A gente veio ver e estamos atestando pelos lugares que a gente visitou e a Fundação Cultural de Mata de São João, pelo seu histórico, pela sua capacidade de articulação com os poderes locais, tem uma grande capacidade de fazer articulações com o estado e de ajudar a gente a desdobrar a política localmente, então a gente está entendendo que tem uma simbiose muito interessante de ser alimentada daqui pra frente".

Foto: Divulgação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Mata de São João - BA
Mata de São João - BA
Atualizado às 21h36 - Fonte: Climatempo
23°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

23° Sensação
9.3 km/h Vento
76.1% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (22/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 30°

Sol e Chuva
Segunda (23/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva