Camaçari conquistou a 8ª posição entre as cidades mais procuradas no Brasil para as celebrações de fim de ano, fora do circuito tradicional, segundo a plataforma de hospedagem Airbnb. A empresa chega a esse resultado após constatar o aumento de buscas por cidades brasileiras, registrado no 3º trimestre de 2022, comparado ao mesmo período em 2021, considerado o mínimo de 10 mil procuras.
Para a Secretaria do Turismo (Setur) de Camaçari, esse é um resultado do trabalho contínuo que vem sendo realizado desde 2017. Lúcia Bichara, subsecretária da pasta, destacou que “a gestão priorizou as atividades na área, o que nos fez chegar a estar entre os 10 destinos brasileiros mais procurados para o verão. Transformar Camaçari num grande destino turístico é objetivo do governo, é o que nós temos trabalhado através de capacitações, ordenamentos, promoções e, com certeza, nos próximos anos, Camaçari despontará como um dos cinco primeiros destinos no Brasil”.
De acordo com a Setur, é grande a expectativa do setor para a alta estação. Entre os 42 quilômetros (km) de costa e a sede, somam-se aos quase 5 mil leitos disponibilizados por meio de hotéis e pousadas, as inúmeras casas que oferecem aluguel por temporada, o que triplica a oferta do município.
Destinos que oferecem isolamento e contato com a natureza, e que estão fora de rotas convencionais do turismo tradicional, foram destaque no volume de buscas na plataforma, neste terceiro trimestre. A opção por locais menos explorados indica o anseio das pessoas por experiências diferentes.
Entre os destinos mais procurados na plataforma para o fim de ano, figuram cidades como Joinville-SC, que ficou em primeiro lugar no ranking, entre outras três catarinenses: Palhoça (6º), Itapema (7º) e Itajaí (10º). Mesmo a carioca Angra dos Reis (9º) perdeu para as buscas por Camaçari, na Bahia, que, despontando em 8º lugar, dividiu com Prado (4º) o interesse do público da AirBnb entre cidades baianas.
A Airbnb, plataforma de hospedagem que chegou ao Brasil em 2011, foi criada em 2007 na cidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Com a proposta de oferecer alternativa mais barata em relação às acomodações mais tradicionais, e que proporciona experiências únicas de conexão mais autêntica do visitante com comunidades, atualmente oferta estadia em mais de 190 países. Além de hotéis, albergues e hostels para viajantes do mundo inteiro, a empresa oferece categorias de busca pouco usuais, a exemplo de grutas, casas na árvore, moinhos, espaços adaptados, castelos, ou mesmo a curiosa “Uau”. O nome Airbnb vem de “AirBed & Breakfast” (colchões infláveis & café da manhã), quando eram os itens alugados pelos, então anfitriões, criadores da empresa.
Os 10 destinos em alta no Brasil para o fim de ano na Airbnb:
1. Joinville, Santa Catarina
2. Ipojuca, Pernambuco
3. Uberlândia, Minas gerais
4. Prado, Bahia
5. Paraty, Rio de Janeiro
6. Palhoça, Santa Catarina
7. Itapema, Santa Catarina
8. Camaçari, Bahia
9. Angra dos Reis, Rio de Janeiro
10. Itajaí, Santa Catarina
Mín. 20° Máx. 36°