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Cidades Camaçari

50 mil famílias foram beneficiadas pela Sedes no 1º semestre

Prefeitura de Camaçari trabalha intensamente para melhorar e atender as famílias em vulnerabilidade social

16/07/2021 16h09
Por: Redação Fonte: ASCOM DO 12 BPM
50 mil famílias foram beneficiadas pela Sedes no 1º semestre

Por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), a Prefeitura de Camaçari trabalha intensamente para melhorar e atender as famílias em vulnerabilidade social, a fim de trazer mais conforto àqueles que mais precisam. No primeiro semestre, a Sedes atendeu 50 mil famílias por meio de diversos serviços executados pela pasta, compreendendo um quantitativo estimado de 150 mil pessoas.

O ano de 2021 iniciou com recadastramento de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, residentes em bairros da sede, costa e zona rural. Com o objetivo de levar as atividades desenvolvidas pela Proteção Social Básica às comunidades mais distantes, facilitando o acesso da população aos serviços socioassistenciais e o fortalecimento de vínculos, a secretaria lançou o “CRAS na Comunidade”.

A Sedes é responsável por implantar, coordenar, executar, controlar e avaliar as políticas de assistência e promoção social, assegurando o respeito às diferenças e o acesso aos serviços direcionadas à proteção básica e especial, e ao desenvolvimento comunitário, assim como a promoção de medidas que visem a melhoria da qualidade de vida da população carente e em situação de vulnerabilidade de Camaçari.

Para garantir o acesso aos serviços e benefícios para as pessoas com deficiência, idosos e famílias em vulnerabilidade, a Sedes destinou mais de 2 mil cestas básicas a esse público prioritário. As cestas básicas, adquiridas com recurso federal, foram destinadas para pessoas portadoras de deficiência, idosos acompanhados pelas unidades do social no município e às famílias em situação de vulnerabilidade. A medida ocorreu em meio ao agravamento dos efeitos sociais e econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19.

Benefícios Eventuais

No primeiro semestre, 7.800 benefícios eventuais, entre auxílio aluguel, vale gás, auxilio passagem, cesta básica Mão Amiga, colchão e cobertor, auxílio documentação e kit enxoval foram entregues.

O benefício destina-se aos cidadãos e às famílias em situação de vulnerabilidade temporária e/ou em caso de calamidade pública, com impossibilidade de arcar por conta própria com o enfrentamento de contingências sociais, cuja ocorrência pode provocar riscos e fragilizar a manutenção do indivíduo, a unidade da família e a sobrevivência de seus membros.

O Benefício Eventual é modalidade de provisão de proteção social básica, de caráter suplementar e temporário, que integra organicamente as garantias do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, com fundamentação nos princípios de cidadania e nos direitos sociais e humanos. 

Cadastro Único/ Bolsa Família 

O município já alcançou a meta de atendimento do programa, e possui um total de 27.392 famílias beneficiárias do Bolsa Família no mês de junho de 2021, sendo 74.328 pessoas diretamente beneficiadas pelo Programa. 

A cobertura do programa foi de 122 % em relação à estimativa de famílias pobres no município.  Com foco na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido, foi criado o Bolsa Família Itinerante. Somente no primeiro semestre, sete edições foram realizadas, atendendo aproximadamente 4 mil famílias.

A ação oferece os serviços de atualização cadastral dos benefícios sociais federal, como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Tarifa Social de Água, Carteira do Idoso e Isenção de taxas para concursos públicos e Telefone Social. 

Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc)

O Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc), órgão que presta assistência jurídica integral e gratuita aos munícipes de Camaçari que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com as custas processuais e honorários advocatícios, atendeu 8.642 pessoas para ações de divórcio consensual e litigioso, conversão de separação em divórcio, pensão alimentícia, ação de guarda, ação de adoção, ação de interdição (Curatela), alvará, inventário consensual, dissolução de união estável (cumulada ou não com o reconhecimento da união, inclusive, pôs mortem), retificação de registro de nascimento, ações contra a Embasa e Coelba em caso de corte do serviço ou cobrança indevida.

Gerência de Serviços à Pessoa com Deficiência (Gedef)

O serviço de atendimento às pessoas com deficiência, tem como objetivo orientar os usuários sobre o passe livre municipal, intermunicipal e interestadual e acompanha o processo de solicitação do passe livre. A solicitação do passe é feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Nestes primeiros seis meses, 121 carteiras foram entregues.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop)

O Centro Pop é responsável pela oferta de atendimento especializado à população de rua e mesmo durante a pandemia o acolhimento foi mantido de forma ininterrupta, tendo recebido todos os dias cerca de 50 pessoas. No local, os beneficiários usufruem de oferta de alimentação e acesso à higienização pessoal; informação, orientação sobre seus direitos e acesso a benefícios socioassistenciais; além de possibilidade de encaminhamentos necessários de documentação pessoal e atendimento psicossocial e jurídico. Para fechar o primeiro semestre, os assistidos pela unidade foram vacinados contra a Covid-19.

Coordenadoria de Segurança Alimentar/ Banco de Alimentos

O espaço tem como principal objetivo promover o direito humano à alimentação adequada e saudável, garantindo o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Focando isso, o Banco de Alimentos, atendeu nesse primeiro semestre, com doações de alimentos, 26 instituições cadastradas e regulamentadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), que desenvolvem trabalho social no município.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires

O foco da unidade é a orientação, encaminhamento jurídico e atendimento psicossocial à população feminina, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicóloga e advogada. De janeiro a junho deste ano, o CRAM realizou 611 atendimentos jurídicos, sociais e psicológicos.

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