Sábado, 31 de Julho de 2021
(71) 99921-1917
Saúde Vacinação

Longe da meta, vacinação para moradores em situação de rua é retomada após uma semana suspensa

Apenas 40% do público-alvo foi imunizado; estratégia de pontos fixos é criticada por entidades

21/07/2021 11h27
Por: Redação Fonte: Metro1
Longe da meta, vacinação para moradores em situação de rua é retomada após uma semana suspensa

Após uma semana parada, a vacinação de pessoas em situação de rua voltou a acontecer nesta quarta-feira (21). A estratégia foi suspensa na última quarta-feira (14), com 2.802 imunizados com a vacina de dose única da Janssen, de acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Questionada pelo Metro1, a Sempre nega que tenha havido uma suspensão da aplicação. "O serviço foi oferecido para esse público da mesma forma que é oferecido pra determinada idade, por exemplo, de  acordo com a estratégia da saúde. Como por idade você tem a oportunidade de tomar depois, em uma nova data, da mesma forma esse público está tendo a oportunidade para tomar após a data marcada inicialmente,  considerando a vulnerabilidade do público e a importância de alcançar mais pessoas em situação de rua", disse a assessoria da pasta.

A vacinação ocorre nos centros POP, para atendimento às pessoas em situação de rua, bem como no Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar) do Comércio. A estratégia de aplicar as doses em pontos fixos é alvo de críticas de entidades e associações ligadas a essa população, como o coordenador do projeto Salvador Invisível, Lucas Gonçalves. Ele atribui a baixa adesão à falta de um plano de vacinação que busque ativamente o público. "Como é que uma pessoa que está na região da Barra vai pra Djalma Dutra e Itapuã? Nossa briga é pela vacinação in loco, para atingir esse público", disse, ao Metro1.

A população de rua imunizada até o momento corresponde a 40% da meta da prefeitura, que pretendia vacinar 7 mil pessoas.

Confira os pontos de vacinação:

Centro POP Djalma Dutra (próximo ao supermercado Rede Mix)

Centro POP Mares (ao lado do Sindferro)

Centro POP Itapuã (ao lado da Madeireira Itapuã)

Centro POP Dois de Julho (próximo à Copyart)

NUAR Comércio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Salvador - BA

Salvador - Bahia

Sobre o município
Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Mata de São João - BA
Atualizado às 10h03 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 28°

25° Sensação
17.7 km/h Vento
83% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (01/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 28°

Sol com muitas nuvens e chuva