Com exposição de veículos, apresentações culturais e deliciais da culinária baiana, foi realizada nesta segunda-feira (09/10), a cerimônia de lançamento da pedra fundamental das fábricas BYD na Bahia, nas antigas instalações do Complexo Ford, em Camaçari. Estavam presentes além de autoridades municipais, como o prefeito Elinaldo Araújo e o presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, os Ministros da Comunicação e da Casa Civil, Juscelino Filho e Rui Costa, respectivamente, além do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Serão instaladas três fábricas no estado, com produção prevista para iniciar no final do ano que vem. “É a maior indústria, a melhor indústria entregue no mercado mundial e agora no mercado brasileiro, com os melhores produtos, feitos com paixão, para com a paixão do povo brasileiro, que é o setor automobilístico. É uma nova indústria que se instala aqui, é uma indústria inovadora”, destacou o chairman da montadora chinesa no Brasil, Alexandre Baldy.
A expectativa inicial é que sejam gerados cinco mil empregos, diretos e indiretos, tanto na instalação, como na produção. “Hoje é um dia de alegria, do tamanho que a Bahia merece. A BYD se instala na Bahia iniciando um novo ciclo do Polo Petroquímico, geração de emprego, geração de renda e colocando o estado em um cenário internacional para produzir a descarbonização da nossa economia, limpando o meio ambiente com energia renovável”, pontuou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A unidade de Camaçari vai fabricar dois modelos de carros elétricos, o Song Plus e o Dolphin. “Essa é a nova industrialização, essa é a neoindustrialização, que o nosso governo lançou baseado na inovação e sustentabilidade. A BYD é líder mundial em carros elétricos, na ponta, na vanguarda da tecnologia, e vai trazer para cá, um dos principais centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Terá como parceira o Senai Cimatec, que é um dos grandes centros de pesquisa e inovação do estado, por isso escolheu muito bem Camaçari”, ressaltou o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin.
A deputada federal Ivoneide Caetano (PT), falou da alegria e importância desse lançamento. "Estou aqui hoje muito feliz, com muito entusiasmo para receber esse grande empreendimento que vai gerar emprego, e traxerbo desenvolvimento para o povo de Camaçari, da região metropolitana e da Bahia. Agradecer ao meu presidente, ao governador Jerônimo Rodrigues, aos meus senadores Jaques Wagner e Otto Alencar e ao nosso Ministro Rui Costa", ressaltou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Matos (União), na oportunidade colocou a Casa Legislativa à disposição do governo do estado e da BYD. “Nós vereadores estamos nesse momento festivo ao lado do prefeito, mostrando que o município está disponível para dar início as tratativas, acerca das isenções de impostos, das leis que beneficiam a essa empresa, sempre do lado do povo e em busca de novas oportunidades de trabalho e geração de renda para a nossa população”, salientou.
O prefeito Elinaldo Araújo destacou que a chegada da BYD é um momento importante para a cidade. “Nós temos acompanhado toda a negociação com o governo federal e estadual, e estamos a disposição para discutir o ISS, o IPTU, porque perdemos muitos postos de trabalho e receita com a saída da Ford, e agora com a chegada dessa montadora vai gerar mais emprego, mais renda, vai movimentar o comércio, vai desafogar os nossos postos de saúde, porque muitas pessoas perderam convênio médico com o fechamento de empresas no município, enfim, renasce a esperança para a indústria em Camaçari”, exaltou.
Mín. 18° Máx. 34°