O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta quarta-feira (25), a economista Maria Rita Serrano da presidência da Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito pelo mandatário à ela durante a tarde, em reunião realizada no Palácio do Planalto.
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social (Secom), afirmou que Lula "agradeceu pelo seu trabalho e dedicação no exercício do cargo". “Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal", disse o órgão.
O novo presidente da instituição financeira será o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Anteriormente, Carlos atuou como diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), o fundo de pensão da Caixa, assim como fez parte da secretaria-executiva do Ministério da Integração Nacional.
Centrão
Assim como as trocas de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo e Ana Moser por André Fufuca no Esporte, a saída de Serrano é mais um reflexo das negociações entre governo federal e centrão. A mudança estava prevista para ser feita, segundo o portal Poder360, durante a reforma ministerial feita em setembro, mas foi adiada devido a discussões entre os partidos.
Mín. 18° Máx. 34°