Somente no mês de abril, as chuvas que atingem a Bahia afetaram 5.800 pessoas. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (9) pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), com base em informações concedidas pelas prefeituras.
Dessas, 1.080 estão desalojadas e 122 desabrigadas. Além disso, o estado registrou um óbito em decorrência dos temporais.
As ocorrências deste mês foram registradas em 21 dos 417 municípios baianos. São eles: Abaré, Alagoinhas, Cairú, Camamu, Candeias, Canudos Chorrochó, Curaçá, Euclides da Cunha, Ituberá, Jeremoabo Juazeiro, Lauro de Freitas, Monte Santo, Nilo Peçanha, Pojuca, Salvador, Santo Amaro, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Taperoá.
De acordo com a Sudec, informações são atualizadas constantemente pois as equipes das Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil e das secretarias municipais estão fazendo os levantamentos técnicos dos danos e prejuízos causados pelas chuvas.
A respeito das ocorrências em rodovias baianas, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) registrou quatro em decorrência das chuvas do início deste mês de abril. Deste total, três pontos estão com o tráfego restabelecido e um com o trânsito interditado, na BA-403, que liga Nova Soure ao distrito de Raso.
Na capital baiana, somente nesta quarta-feira (10), 68 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 9h16. A maior parte delas são de avaliação de imóvel alagado (19), ameaça de desabamento (17) e deslizamento de terra (16).
Até a noite de terça (9), 150 pessoas estavam desalojadas ou desabrigadas. 126 foram abrigadas em escolas municipais. A Codesal aponta ainda que a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia. A situação deve se manter até sábado (13).
Mín. 18° Máx. 30°