Em reconhecimento a toda dedicação com que executa a profissão de jornalista, durante anos agregando credibilidade crescente ao comunicar inúmeros acontecimentos e levar ao público informações relevantes, a apresentadora, comunicadora e empreendedora Jany Silva recebeu o Prêmio Internacional Ibero-Americano “A LA TRAYECTORIA EL NEVADO SOLIDARIO DE ORO 2023”, concedido a profissionais com trabalhos reconhecidos em mais de 90 países.
De âncora do Jornal da Câmara à radialista no comando do Programa Revista Metropolitana, por todos os lugares que passou, Jany, deixou como marcas o seu carisma e profissionalismo, tanto que foi o relato da sua trajetória, durante uma entrevista concedida à C4 WebTV, em novembro de 2023, que lhe rendeu a indicação ao prêmio argentino, primeiro concedido a uma jornalista brasileira. A referida entrevista, quando ela falou com bastante emoção dos desafios que superou e segue superando, bateu a marca de mais de 3 milhões de espectadores durante a transmissão ao vivo.
Jany Silva fala com alegria desse novo trunfo, afirmando que se sentiu abençoada com a indicação e, posteriormente, com o título. “É um grande privilégio ser a primeira jornalista a receber esse título, entrando para a história da premiação por estrear essa categoria. Tenho recebido muitas mensagens me parabenizando, pessoas que torcem pelo nosso sucesso de verdade, tudo isso me deixa muito feliz e motivada a continuar levando informação e alegria para o púublico e assim, ampliando a nossa audiência”, comentou.
Durante a entrevista ao programa Papo de Artista, conduzida pelo apresentador Nilson Carvalho, que também é artista plástico, presidente da APTI e um dos diretores da C4 WebTV, espectadores de diversos países entraram em contato, revelando que se sentiram inspirados pela história de Jany Silva que também mantém um projeto social há 23 anos, atendendo famílias carentes de três cidades da região: Camaçari, Dias D'ávila e Mata de São João. Nilson Carvalho explica que esse foi um dos critérios considerados para a indicação. “Jany Silva realiza um trabalho extraordinário, que vai além do noticiar. Esse é um merecido reconhecimento internacional para alguém que tem uma jornada realmente inspiradora. Que venham outros prêmios”, afirmou, ao falar sobre o prêmio em entrevista ao Programa Revista Metropolitana.
Abaixo, outros prêmios que Jany Silva recebeu durante seus 35 anos de profissão:
*Reconhecimento como Cidadã do Bairro Cristo Redentor (2000)
*Melhor Locutora da Região (2002)
*Empresas e profissionais nota 10: Melhor Jornalista de Camaçari (2004)
*Reconhecida na Cavalgada da Amizade como Celebridade do Cavalo (2004)
*Membro da Conferência Nacional de Comunicação (2009)
*Membro do Conselho de Cultura de Camaçari (2010)
*Prêmio Humanismo Para o Século XXI (2010)
*Medalha Marquês de Abrantes/ Câmara Municipal Camaçari (2012)
*Prêmio Mulher de Destaque (2014)
*Homenageada Painel Consciência Negra: O poder é seu (2017)
*Prêmio Abrace Mulher (2018)
*Diretora de Formação da Associação de Imprensa de Camaçari (2013 e 2017)
*Titular do Conselho da Cultura de Camaçari (2019/2020)
*Prêmio Mulheres Que Inspiram/ Sicomércio Camaçari (2020)
*Prêmio Antônio Paulo Lima: Destaque Legislativo de Imprensa (2021)
*Moção de Aplausos como reconhecimento e gratidão pelas inestimáveis contribuições para o desenvolvimento da imprensa de Camaçari (2021)
*Moção de Aplausos pela trajetória profissional, concedida pela Câmara de Vereadores de Mata de São João (2021)
*Prêmio Melhores do Ano: Primeiro Lugar na pesquisa de preferência e simpatia pública – categoria repórter (2023) em Mata de São João
*Medalha de Participação na 6ª Corrida do Dragão (2024)
*Prêmio Mulher Empreendedora Destaque (2024)
*Entre outros...
A nível mundial essa foi a 6ª edição do prêmio que acontece desde 2018. No Brasil, foi a terceira edição e Camaçari, pela primeira vez, participou indicando 10 categorias, entre elas, Produção e Jornalismo, conquistada pela jornalista e radialista que durante os últimos anos tem gerenciado o setor na TV Câmara da cidade.
Mín. 18° Máx. 34°