O presidente da Rússia, Vladimir Putin, congratulou Donald Trump pela vitória nas eleições dos Estados Unidos nesta quinta-feira (7). Em um discurso realizado em Sochi, Putin sinalizou abertura para o diálogo com os americanos e afirmou que não se opõe a retomar contatos com líderes globais.
Durante a campanha, Trump disse que poderia acabar com a guerra na Ucrânia em pouco tempo, mas não deu detalhes sobre como faria isso. Ele afirmou ainda que tem um relacionamento "muito bom" com Putin. Já nesta quinta-feira, o presidente russo disse não saber como Trump agirá durante o segundo governo. No entanto, ele afirmou que qualquer desejo de restaurar relações com a Rússia e facilitar o fim da crise com a Ucrânia "merece atenção".
"Não acho errado ter uma conversa com Trump. Se alguns líderes mundiais desejam restabelecer contatos, não sou contra", disse. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira que fazer concessões a Putin seria inaceitável e representaria um suicídio para a Europa. No passado, Trump já deu indícios de que pode reduzir ou acabar com a ajuda militar à Ucrânia.
Mín. 20° Máx. 36°