Segunda, 25 de Outubro de 2021
(71) 99921-1917
Educação Escolas

Projeto Turismo nas escolas retorna às salas de aula

Objetivo é o de educar as novas gerações acerca da importância e potencialidades da atividade turística para o município.

19/08/2021 16h39
Por: Redação Fonte: Dicom Pmc
Projeto Turismo nas escolas retorna às salas de aula

A Secretaria do Turismo (Setur) de Camaçari começou as atividades dessa quinta-feira (19/8) em sala de aula. Cristiane Bacelar e Lúcia Bichara, respectivamente secretária e subsecretária da pasta, ministraram palestra para alunos do 9º ano do Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária. A convite da coordenação escolar, a Setur retoma seu projeto Turismo nas Escolas, cujo objetivo é o de educar as novas gerações acerca da importância e potencialidades da atividade turística para o município.

Há dois anos, a Setur estabeleceu a formação educacional como eixo de seu trabalho. Para Cristiane Bacelar, estar nas escolas é uma forma de educar as gerações futuras, estando mais próximos à comunidade. A secretária destaca duas finalidades da iniciativa. “Primeiro para trazer o sentimento de pertencimento, a fim de que as pessoas entendam que todo esse universo sede, costa, zona rural, tudo isso é nosso, pertence a Camaçari. Depois, entender o universo de possibilidades que gravita em torno do turismo, que não é só a vinda de um turista; não é só o descanso, mas toda a riqueza que ele traz para o nosso município, e também a geração de empregos”, explicou.

Lúcia Bichara enfatiza que “a intenção da pasta é inserir o turismo na grade curricular. Estamos abertas a realizar essas palestras para os estudantes de todas as idades e de todas as escolas do município, entre sede e costa”. Para ela, é desde pequeno que se aprende. “A criança ensina muito mais do que o adulto, porque ela o corrige. Então se a gente conseguir sensibilizar nossas crianças, com certeza a gente vai ter um futuro melhor”, reconheceu.

Segundo a diretora do São Tomaz de Cantuária, Bia Santos, “é nosso objetivo estreitar como um projeto contínuo esse tipo de atividade, durante todo o ano letivo”. Para a gestora educacional, é importante que a escola promova essa educação para o turismo, de modo a oportunizar aos alunos, a justa identificação com o território. “Eles pertencem a esse lugar, e esse lugar é todo nosso”, sentenciou, agradecendo à Setur por reconhecer na iniciativa o potencial de promover a educação além dos muros da escola.

Para o estudante Henrique Santos, “Camaçari é uma cidade bonita, muito rica”. João Vítor, aluno da mesma série, concordou com a afirmativa do colega, reconhecendo que a cidade possui “uma variedade de coisas e isso deveria ser explorado e mostrado para todo mundo”. Na oportunidade, ainda explicou: “turismo pra mim é uma forma de cultura, de ver as coisas de outro jeito. Espero que o turismo de Camaçari leve a cultura da cidade para outros lugares, e deveria ter mais investimentos na área, nas paisagens, na natureza, porque é a natureza que muitas vezes chama as pessoas. Explorar mais espécies, fazer museus de vários tipos”, ensinou o jovem estudante, já com ares de especialista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.