Quarta, 22 de Setembro de 2021
(71) 99921-1917
Geral Empreendedoras

Mulheres empreendedoras iniciam capacitação

A capacitação é voltada para mulheres que já empreendem

13/09/2021 16h40
Por: Redação Fonte: Dicom Pmc
Mulheres empreendedoras iniciam capacitação

A Trilha Gestão Empreendedora foi iniciada na manhã desta segunda-feira (13/9), no auditório da Casa do Trabalho. A capacitação é voltada para mulheres que já empreendem e é realizada por meio do convênio entre a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, falou sobre o objetivo da pasta de realizar a iniciativa, “em Camaçari, existem diversos segmentos de mulheres voltados para se organizar nesse sentido, de diversos setores e bairros. A ideia é a gente ir chamando esse pessoal e através do convênio com o Sebrae, fortalecendo o laço de empreendedorismo, dando a ela conceitos para beneficiar esse segmento”. 

O titular da pasta ainda destacou que pretende estender o projeto para a Costa e que espera chegar em maio de 2022 com mil mulheres capacitadas. “É um desafio grande, mas o prefeito Elinaldo Araújo pediu que a gente desse atenção, principalmente ao micro e pequeno empreendedor, que encaixa perfeitamente no perfil da mulher, que hoje é maioria, e no momento de desemprego ela realmente parte na frente para manter seu lar e sua economia de pé”, finalizou.

A capacitação trabalhará em cima do processo de gestão de uma empresa para o Microempreendedor Individual (MEI). Essa semana, serão seis dias de treinamento, passando desde o que é empreendedorismo, planejamento, marketing, controles financeiros, formação de preço do produto e crescimento, para que saiba como expandir e ter mais sucesso.

O gestor do Sebrae Camaçari, Daniel Santana, explicou o objetivo da capacitação, “é mostrar que o que elas estão fazendo não é um bico, que não é por falta de oportunidades, estão empreendendo, iniciando uma empresa, e essa empresa pode crescer muito. Nós estamos com foco na mulher empreendedora, pois sabemos da força e da garra que a mulher tem e queremos estar do lado, dando todo esse suporte para que elas possam crescer no seu negócio. A gente sabe que quando a gente trabalha com a mulher, a gente mexe com toda a base familiar dela, é multiplicadora”.

Empreendedora da área de beleza e estética, Cristina Couto da Silva, 46 anos, falou sobre a motivação em participar da formação, “foi a de buscar mais conhecimento, ficar atualizada no setor do empreendedorismo, que está tendo muita novidade, me preparar para o retorno pós-pandemia”, disse ao fazer uma avaliação da iniciativa, “muito valiosa, no sentido de aprendizagem e conhecimento”. Já a empreendedora de moda feminina, Diulane Silva Lima, 29 anos, espera “aprender mais, acompanhar a nova tendência, tentar uma forma melhor de sair da rotina e buscar mais conhecimento para melhor atender meus clientes”.

Esta é a segunda ação da formação voltada para mulheres e a Trilha Gestão Empreendedora seguirá até o sábado (18/9), sempre das 9h às 13h. Ao todo, foram inscritas 105 pessoas e, por causa da alta procura, foram divididas em duas turmas, a segunda terá a capacitação iniciada no próximo dia 20 de setembro. A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Andréa Montenegro, participou da abertura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.