Quarta, 22 de Setembro de 2021
(71) 99921-1917
Saúde Saúde

Elinaldo recebe colegiado da Sesau e trata demandas da Saúde

O encontro, que aconteceu durante todo o dia, abordou, entre outros tópicos, a estratégia montada pelo grupo para zerar a demanda de cirurgias, consultas e procedimentos

15/09/2021 08h53
Por: Redação Fonte: Sesau
Elinaldo recebe colegiado da Sesau e trata demandas da Saúde

O prefeito Elinaldo Araújo recebeu nesta terça-feira (14/9) o colegiado da Secretaria da Saúde (Sesau) do município. O encontro, que aconteceu durante todo o dia, abordou, entre outros tópicos, a estratégia montada pelo grupo para zerar a demanda de cirurgias, consultas e procedimentos em Camaçari.

Desde março de 2020, quando teve início a pandemia do coronavírus, o município se envolveu numa força tarefa para atender as demandas da Covid-19, com remanejamento de equipe para auxiliar o atendimento nos postos de vacinação. Com isso, houve uma diminuição do número de profissionais para realização de marcação de exames e consultas.

No entanto, diante do cenário epidemiológico do município, que registra um baixo número de casos ativos da doença na cidade, a Sesau elaborou um planejamento para atender as demandas reprimidas, dando prioridade aos casos de urgência. De acordo com o secretário da Saúde, Elias Natan, a tática adotada e denominada de “Fila Zero”, visa atender a pendência gerada pela pandemia. “Através de um planejamento construído em conjunto com a equipe do colegiado, criamos uma planilha e a partir de janeiro de 2022 faremos uma grande ação para atender todas as pessoas que estão cadastradas no sistema”, explicou o gestor.

Para o prefeito Elinaldo, ver a equipe entrosada e alinhada com os trabalhos da Saúde é muito animador. “Eu sempre acreditei nessa equipe, e estou feliz com o comprometimento de todos. Agradeço o empenho do secretário Natan, que não tem medido esforços para ofertar um serviço de qualidade para a população”, disse ao relatar sua gratidão a toda ação empreendida no combate ao coronavírus e ao trabalho incansável dos servidores da Sesau, que estão todos os dias nos postos de vacinação atendendo com muita presteza o povo de Camaçari.

Ainda no encontro, foram apresentadas ao gestor municipal as propostas que serão debatidas na 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro com o tema “A defesa do Sistema Único de Saúde para além da pandemia – SUS para todos”.

Participaram da reunião o subsecretário da Sesau, Luiz Duplat; o procurador-geral do município, Bruno Nova; o secretário da Fazenda, Joaquim Bahia; e a equipe técnica da Sesau, composta pelos diretores Ramon Cruz, do Administrativo Financeiro; Elaine Teixeira, da Média e Alta Complexidade; Elba Brito, do Controle e Regulação do SUS; Tamy Fonseca, do Planejamento; e Alcione Vasconcelos, da Vigilância à Saúde.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.