A Praia do Forte e demais localidades próximas, ganham, na tarde de amanhã (26), mais um importante equipamento para a saúde para a população. A Prefeitura de Mata de São João entrega, às 17h, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que, além dos atendimentos do Programa Saúde da Família (PSF), vai prestar serviços médicos especializados.

Ginecologia, Odontologia, Cardiologia, Urologia, exames, eletrocardiograma, e Estudo Urodinâmico estão entre os serviços oferecidos a partir da próxima segunda-feira (29). O programa Saúde da Família atende cerca de 2,5 mil pacientes no posto da Praia do Forte e as especialidades alcançarão aproximadamente 17 mil pessoas de todo o Litoral.

O PSF funcionava no mesmo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (PA), que presta os serviços de emergência. Agora, as unidades são independentes, mas ficam lado a lado.

A secretária de Saúde do Município, Tatiane Rebouças, garante que os pacientes e os profissionais do PA e do PSF ganham mais espaços, conforto e comodidade. “A nova unidade terá três consultórios, sala de coleta de material para exames, farmácia, consultório odontológico, sala de vacina e sala de Inalação”.

Médica da Família da Praia do Forte há 10 anos, Tatiana Menezes também comemora a chegada da UBS. Ele explica que a população ganhará muito com melhora da qualidade do atendimento e com a ampliação dos serviços de especialidades.

“Alguns serviços, que eram oferecidos mensalmente na Policlínica, que ficava no Shopping Armazém da Vila, passarão a ter ofertas semanais aqui”, explica a médica.

Investimentos macro na saúde – Para o prefeito Marcelo Oliveira, a construção da UBS é mais uma prova da responsabilidade e do esforço da gestão com a saúde dos munícipes. “Estamos no seleto grupo dos municípios brasileiros que têm 100% de cobertura do Programa Saúde da Família”, celebra.

“A estrutura do novo equipamento e a ampliação dos atendimentos das especialidades no Litoral, são parte de investimentos macro que estamos fazendo em todo o Sistema Municipal de Saúde”, detalha Oliveira.

Mata de São João tem 14 postos de Saúde da Família, que atendem confortavelmente toda a população. Recentemente foi colocado em funcionamento um tomógrafo no Hospital Municipal Eurico Goulart Freitas e há dois anos construído o Centro de Parto Natural. As duas salas cirúrgicas da unidade hospitalar também foram reequipadas, onde e já são feitos procedimentos de grande complexidade.

UPA do Litoral – A Policlínica Municipal tem 15 especialidades médicas e nos últimos 12 meses já prestou cerca de 15 mil atendimentos. Marcelo Oliveira garante que até o final de 2020 estará em funcionamento, na entrada da Praia do Forte, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que atenderá os serviços de emergência graves.