Foto: Ascom/PMC

A unidade vai funcionar em prédio com condições adequadas para atendimento

Após a conclusão dos estudos para avaliar o melhor modelo de saúde para o distrito de Vila de Abrantes, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, determinou a reabertura do Pronto Atendimento de Vila de Abrantes, que teve os serviços suspensos temporariamente desde o mês de maio depois que parte da laje cedeu. A unidade vai funcionar em outro prédio, já que o antigo não apresentava mais condições adequadas para a continuidade dos atendimentos.

O estudo feito pela prefeitura mostrou que grande parte dos moradores estava buscando atendimento no Hospital Menandro de Farias, no município de Lauro de Freitas, menos do que na UPA de Arembepe, que foi preparada com mais profissionais para receber as pessoas que tinham como referência o PA de Abrantes. “Ouvimos a população, dialogamos com os vereadores, consideramos o estudo feito pelo governo e decidimos que é importante que Abrantes tenha o quanto antes o seu PA em pleno funcionamento”, disse Elinaldo.

A proposta de um novo modelo de saúde para o município é a aposta do governo para mudar o quadro encontrado pela atual gestão, considerado atrasado. “Fizemos o estudo conforme prometemos e entendemos que do jeito que está não pode continuar, queremos implantar em Abrantes, assim como em todo município, um modelo de saúde que funcione e que não prejudique as pessoas que necessitam do SUS”, completou o prefeito.

Além da reabertura do PA, o prefeito Elinaldo lembrou que outros investimentos em saúde serão concretizados em Abrantes, que terá o seu próprio distrito sanitário, que comportará uma gama de serviços importantes para apresentar bons resultados para a saúde no distrito. Nessa lógica, Abrantes passará a ter a sua própria Central de Regulação, uma Policlínica, Vigilância Sanitária, entre outros serviços de forma individualizada. O mesmo acontecerá com a sede e Monte Gordo, cada distrito passando a ter os serviços em saúde priorizados.

“O atendimento de nossos munícipes devem ser feitos em nosso território, e o prefeito muito preocupado e sensível com essa situação veio com essa boa notícia de que reabriremos em um lugar novo e muito mais estruturado o PA. Já estamos iniciando o processo de reativação, buscando espaço adequado, equipamentos novos, mobiliário novo e esse novo modelo deve ser muito mais amplo, com a implantação e outros equipamentos”, ressaltou o secretário de Saúde, Elias Natan.