O ano letivo da Rede Municipal de Educação de Mata de São João começa na próxima segunda-feira (03) e já inicia com mais segurança para os alunos. Foram instaladas câmeras no interior dos ônibus com objetivo de melhorar o serviço do transporte escolar, além de inibir a depredação do patrimônio público.

onibusescolarmata

O secretário municipal de Educação Alex Carvalho, aponta que essa medida visa à segurança e bem estar do estudante. Além disso, o monitoramento servirá para inibir a depredação do interior do veículo, principalmente em relação aos bancos e janelas. “A maioria dos problemas que temos em relação ao nosso transporte é a destruição dentro dos carros. As câmeras conseguirão inibir essas situações”, esclarece o secretário.

Alex garante que as filmagens serão exclusivamente para uso da Secretaria de Educação e que essa é uma medida importante. “Com esse acompanhamento, poderemos saber quais alunos estão tendo comportamento fora do padrão e se a falha for do motorista, poderemos alertá-lo”, esclareceu.

Monitoramento 

Ao todo, foram instaladas 168 câmeras na frota dos ônibus escolares. A partir de agora, os 56 veículos passam a transitar com monitoramento e captação de imagens de tudo o que ocorre no seu interior. Serão duas salas de monitoramento, uma na Sede e outra Litoral e cada uma conta com dois telões de 50 polegadas e profissionais acompanhando os roteiros diariamente.

A instalação das câmeras foi uma iniciativa do Centro de Processamento de Dados da Prefeitura, que já está ampliando o projeto para instalar GPS e telemetria para facilitar a gestão da frota. De acordo com Elivelton dos Santos Saouza, técnico do CPD, será uma medida para acompanhar o carro em tempo real, “vamos saber a proximidade do veículo, acompanhar a velocidade e até saber se ele está com algum problema mecânico”, explicou.