A Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria de Saúde do Município, realizou nesta terça-feira (17), duas reuniões de alinhamento estratégico para planejar as próximas campanhas de saúde. Os encontros ocorreram na Universidade Aberta do Brasil – UAB e contou com participação das enfermeiras das unidades de PSF, da Secretária de Saúde, Coordenação da Atenção Básica, Coordenação da Vigilância Epidemiológica, equipe de Educação em Saúde e Coordenação da Educação.

Durante a manhã, a reunião tratou da campanha de Hanseníase, Verminoses, Tracoma e Esquistossomose, que está prevista para ocorrer de 07 a 31 de maio. O objetivo da campanha objetiva reduzir a carga parasitária de geo-helmintos; identificar casos suspeitos de hanseníase e encaminhar casos positivos para tratamento; identificar e tratar casos de tracoma, realizar exames e tratamentos escolares. A coordenação da Secretaria de Educação vai levar a pauta para os diretores de todas as escolas para desenvolver a campanha.

O tema da reunião que ocorreu no período da tarde foi a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1, H3N2 e B, que inicia na próxima segunda-feira, dia 23. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande, as vacinas chegarão de forma fracionada, “Neste primeiro momento receberemos 20% do imunobiológico, então iremos vacinar o público prioritário, que são crianças entre 6 meses até 5 anos de idade, idosos, gestantes e profissionais da saúde”, explicou Fátima.