Desde sábado (29), circula um áudio gravado por um pré-candidato à vereador de Mata de São João informando para população que existe um caso suspeito de coronavírus no Hospital Municipal Eurico Goulart Freitas. Na manhã deste domingo (1º), a Vigilância Sanitária se pronunciou sobre o caso. 

 
No áudio gravado pelo pré-candidato, Jai de Tico, que faz oposição ao governo, ele informa que recebeu uma ligação de ‘alguém’ do hospital dizendo que existia um caso suspeito de coronavírus no hospital e que todo o quadro do hospital estaria usando mascaras devido a suspeita. “tão tentando abafar pra não ter pânico na cidade”, relata. 

 
Na manhã deste domingo (1º), a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Fátima Grande, negou a suspeita e explicou o que ocorreu de fato. “Tivemos três franceses que chegaram com queixas de dor abdominal, dor no corpo. A primeira suspeita foi de dengue, mas foi descartado após feitos os exames laboratórias. O médico classificou como infecção intestinal, provavelmente por uma intoxicação alimentar. Depois dos exame, eles foram medicados e liberados”, destacou.
 
Grande informou ainda que os pacientes só foram transferidos para o hospital Municipal para apenas a realização de exames, em virtude do Posto de Saúde de Praia do Forte não contar com laboratório. 
 
A coordenadora disse que recebeu o áudio e as informações contidas nele são inverídicas. 
 
 
Ministério conta com Canal pra combater Fake News
 

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde, de forma inovadora, está disponibilizando um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que canal não será um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira.

Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640